Por Gabriella Von Flebbe, Estudante de Jornalismo.
Se você estuda ou trabalha com comunicação, com toda certeza já escutou o termo persona. Porém, no meio de tantos conceitos e estratégias, muitas vezes esquecemos de focar nele. Nesse texto, vamos te contar mais sobre persona e por quê é um termo tão importante nas suas estratégias.
A persona é o público-alvo do seu negócio, quem vai consumir o produto ou conteúdo que você está criando. Sendo assim, ela é uma das partes mais importantes da sua estratégia, onde todo o plano de Marketing a ser montado será construído ao redor dessa persona. Aqui dá para pensarmos naquele velho ditado:
Quem são? Onde vivem? Do que se alimentam?
Então, o primeiro passo é entender quem é essa persona, qual a faixa etária, interesses, nível de escolaridade e etc. Quanto mais você conseguir especificar esse indivíduo, melhor vai ser.
Quanto mais o cliente se identificar com a campanha do produto que está sendo oferecido, mais ele irá se sentir inclinado a consumir o conteúdo.
Exemplo: Se você está vendendo conteúdo sobre jogos de videogame, quanto mais você utilizar elementos conhecidos desse universo, como jargão da comunidade, elementos gráficos relacionados ao assunto e etc, mais os jogadores vão se interessar pelo seu produto, porque eles irão se sentir representados, gerando uma conexão. No Marketing, gerar conexões é metade do caminho.
Para auxiliar você, confira essas 8 dicas para construir a persona da sua marca:
- Qual a faixa etária mais comum?
- Qual o sexo da maioria do meu público?
- Qual o ramo profissional?
- Quais as principais dificuldades?
- Quais as motivações?
- Quais os interesses?
- Que tipos de conteúdo ele consome e em quais canais?
- De que maneira minha empresa pode ajudar essa pessoa?
Seguindo essas perguntas, você será capaz de ter uma ideia mais específica de para quem você está produzindo conteúdo. E AH! Última dica: Nunca se esqueça da persona. Afinal, ela será o seu guia em cada uma das estratégias.
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